O e-mail que inseriu não existe na nossa base de dados. Por favor, tente novamente.
O que é o Orelhudo? | Ficha Técnica
by fullscreen ©2018.
O Orelhudo é um projeto do Serviço Educativo da Fundação Casa da Música. A aplicação Orelhudo! É propriedade da Fundação Casa da Música e tem como único objetivo possibilitar gratuitamente uma audição ampla e plural aos alunos do 1º ciclo do ensino básico. Todos os excertos incluídos neste programa possuem a identificação dos respetivo autor e título da obra e destinam-se exclusivamente a fins educativos e de ensino não tendo qualquer finalidade comercial ou económica.
aviso!

O que é o Orelhudo?


O Orelhudo! é uma ferramenta audição musical diária destinada às escolas do Ensino Básico, 1º ciclo. A audição não deverá ultrapassar os 90 segundos e é igual para os 4 anos que compõem o primeiro ciclo do ensino básico. A audição de todos os géneros e estilos musicais é feita como atividade inicial da aula e permite, através dos seus conteúdos, uma discussão alargada entre professor e alunos. Permite igualmente a transmissão não apenas de conhecimentos musicais, mas relaciona a música com as outras matérias e conteúdos escolares.
Com o Orelhudo! estimamos que um aluno, após os 4 anos de ensino básico tenha ouvido mais de mil minutos de música, tenha refletido sobre ela, descobrindo e aprendendo através dela.

Orelhudo! é um projecto do Serviço Educativo criado com o objectivo de possibilitar, gratuitamente, uma audição ampla e plural aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. Foram criadas duas versões: uma versão sala de aula onde a cada dia do calendário corresponde uma audição, bem como um texto simples e descritivo da audição, e outra versão professor onde, aos conteúdos existentes na versão sala de aula, se acrescenta uma série de pistas de atividades e temas a explorar relacionados com a audição proposta. Há uma outra diferença entre estas duas versões: a primeira, a da sala de aula, impossibilita a audição de música para além da data do calendário, criando o efeito-surpresa para o dia seguinte. Permite no entanto a audição de músicas de dias anteriores. A versão professor já permite a audição de música para além do dia, possibilitando ao professor a preparação de atividades.
A escolha de música é feita tendo em conta o calendário escolar, o calendário gregoriano, bem como a programação da Casa da Música e outros fatores sociais e culturais considerados relevantes.
Ainda que pensado para determinado público, este programa é hoje válido para todos os que quiserem usufruir de uma selecção musical variada e contextualizada, servida em dose diária.

O Orelhudo!, propriedade da Fundação Casa da Música, é distribuído gratuitamente, não podendo ser implementado nos estabelecimentos de ensino sem a supervisão do Serviço Educativo da Casa da Música.

Todos os excertos incluídos neste programa possuem a identificação do respetivo autor e título da obra e destinam-se exclusivamente a fins educativos e de ensino, não tendo qualquer finalidade comercial ou económica.

+ info e sugestões: orelhudo@casadamusica.com

voltar